Seriestvmp3's Blog

julho 28, 2009

LYNYRD SKYNYRD – Discografia

Filed under: LYNYRD SKYNYRD - Discografia — seriestvmp3 @ 7:12 pm

.

Tudo começou por volta de 1964 em Jacksonville, Flórida quando Bob Burns (bateria), Gary Rossington (guitarra) e Ronnie Van Zant(voz) se juntaram a Allen Collins(guitarra) e Larry Junstrom (baixo). O primeiro nome escolhido pelo quinteto foi MY BACKYARD, seguido de vários outros. ONE PERCENT, foi o último desses vários nomes antes que se estabilizasse como Lynyrd Skynyrd em 1970.Esse nome tão exótico,nada mais é do que um anagrama para Leonard Skinner – treinador da escola que barrou Gary e Bob do time de footbal por eles serem cabeludos – que foi a maneira como Ronnie apresentou a banda em um clube da cidade,onde estavam presentes várias pessoas que tiveram problemas com o treinador.

Em 1972,chega ao mercado o primeiro disco da banda intitulado PRONOUNCED LEH-NERD SKIN-NERD.O nome ,é bem sugestivo tendo em vista a enorme dificuldade que todas as pessoas em geral -público,crítica,etc- tinham em pronunciar o nome da banda.Nesse disco está imortalizada a música Free Bird,que foi feita em homenagem a Duanne Allman – guitarrista do the Allman’s Brothers Band morto precocemente no dia 29 de outubro de 1971 aos 25 anos em um acidente de moto na “famosa” rota 66 – amigo pessoal dos integrantes da banda.Pouco antes do lançamento do disco, o baixista Leon Wilkeson entra no lugar de Larry e um tecladista passa a fazer parte da banda: Billy Powell.

O álbum SECOND HELPING foi o segundo disco gravado pela banda e saiu em 1973,tendo como destaque um outro hino do rock chamado Sweet Home Allabama.

Em 1974,Bob Burns(bateria) deixa a banda por motivos de saúde,Artimus Pyle assume as baquetas e no ano seguinte -1975- sai NUTHIN´ FANCY,o terceiro disco gravado pelo conjunto,tendo como hit a música Saturday Night Special. Já em 1976,o Lynyrd Skynyrd já era uma banda perfeitamente entrosada e madura.Para consolidar isso,é lançado o duplo e ao vivo ONE MORE FROM THE ROAD que fora gravado durante a longa turnê que o grupo fes no ano anterior.

O relógio marcara 18:42 quando naquele 20 de outubro 1977 – uma semana após o lançamento do quinto disco STREET SURVIVORS, que trazia como capa original os integrantes da banda em meio a chamas – avião particular da banda,um Convair 240 caiu nos pântanos de Gillsburg, Mississippi, EUA, matando três passageiros e ferindo gravemente os sobreviventes.Naquele fatídico dia,morreram RONNIE VAN ZANT, STEVE GAINES e CASSIE GAINES, respectivamente, vocal, um dos guitarristas e uma das três mulheres que faziam backing vocal no LYNYRD SKYNYRD.Naquele dia aconteceria uma apresentação na universidade de Louisiana 500 mil cópias do novo disco já haviam sido vendidas até a data do acidente. Devido ao acidente, uma nova capa foi criada.Após o trágico acidente,os discos da banda já lançados venderam como nunca e sempre que tinha oportunidade,a gravadora lançava coletâneas.

Dez anos depois a banda voltaria em uma turnê/tributo com o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant nos vocais, Gary Rossington na guitarra, Leon Wilkeson no baixo, Billy Powel nos teclados e Artemus Pyle na bateria. Porem, antes desse retorno, mais uma desgraça abalaria os membros dos Lynyrd Skynyrd. Em 1986, Allen Collins – o homem por detrás da Gibson Firebird – comprou um Ford Thunderbird e, num dia em que dirigia esse carro perdeu o controle e capotou. Uma mulher morreu nesse acidente e Allen ficou paralisado da cintura para baixo. Em Setembro de 1989 foi internado em um hospital onde contraiu pneumonia. Os medicamentos utilizados para conter a infecção destruíram o seu fígado. Allen morreria no dia 23 de Janeiro de 1990 com apenas 37 anos.

Em 1991, se reúnem novamente e gravam o inédito “Lynyrd Skynyrd 1991”, com Johnnie Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais e com o trio de guitarras Ed King,Gary Rossington(o único da formação original) e Randall Hall,no baixo estava Leon Wilkeson e havia também a presença de dois bateristas: Artimus Pyle e Custer.Billy Powell estava nos teclados. Manteram-se na mídia com os regulares “THE LAST REBEL”, de 1993 e “ENDANGERED SPECIES”, 1994, fazendo shows sempre com lotação máxima, mais pelo nome lendário na história do rock, do que pelos álbuns dessa nova fase. E no dia 27 de Julho de 2001, mais uma triste notícia para o rock: o baixista Leon Wilkeson(que sobreviveu ao acidente aéreo) faleceu “de causas naturais”, em Jacksonville, aos 49 anos.

Depois de mais de 30 anos,já se passaram muitos músicos na banda,mas nada seria capaz de ofuscar o brilho e a importância que o Lynyrd Skynyrd trouxe para a história da música.Mesclando blues,folk e hard rock,a banda dá lições de como uma boa música deve ser concebida, gravada e executada ao vivo. Essa maravilhosa banda tem uma série de desgraças em sua trajetória,mas a musicalidade deles,é imortal.E pelo visto,esse Free Bird não vai parara nunca de voar.Atualmente a banda anda com as atividades suspensas em função de Gary Rossington estar se recuperando de problemas pulmonares.

.

DISCOGRAFIA

.

Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd (1973)

Second Helping (1974)

.

Nuthin’ Fancy (1975)

Gimme Back My Bullets (1976)

.

One More From The Road (1976)

12

Street Survivors (1977)

.

Skynyrd’s First and Last (1978)

Gold & Platinum (1979)

12

.

Legend (1987)

Southern By the Grace of God (1988)

.

Lynyrd Skynyrd (1991)

The Last Rebel (1993)

.

Endangered Species (1994)

Twenty (1997)

.

Edge of Forever (1999)

Christmas Time Again (2000)

.

All Time Greatest Hits (2000)

12

.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: