Seriestvmp3's Blog

julho 31, 2009

TRIUMVIRAT – Discografia

Filed under: TRIUMVIRAT - Discografia — seriestvmp3 @ 12:14 pm

BIOGRAFIA

Triumvirat foi uma banda alemã de rock progressivo formada em 1969. O seu nome deriva do fato de serem apenas três componentes. Seus fundadores foram Jürgen Fritz, Hans Bathelt e Werner Frangenberg. Liderada por Jürgen Fritz, tiveram algum êxito nos anos 70, com uma sonoridade que alguns consideram semelhante à dos Emerson, Lake & Palmer.

Não era mera coincidência essa semalhança… Jürgen Fritz tinha como um de seus maiores inspiradores o tecladista da banda The Nice (na época, primeira banda de Keith Emerson).

Essa ‘semelhança’ desfez-se no segundo disco… em que Hans Bathelt demonstra versatilidade, principalmente por fazer parte da composição e letras de diversos segmentos, sem falar que é um baterista de mão cheia, se encaixa mais ou menos com o que Neil Peart seria para o Rush pouco tempo depois. O a música Lucky Girl é de sua completa autoria e parece-me uma alusão à Lucky Man, do Emerson, Lake and Palmer em tom de ironia, o que prova a completa independência dos alemães, através de uma citação óbvia, sem uma execução semelhante, denotando personalidade e desprendimento quanto às críticas de semelhança ao trabalho do ELP, fato que provavelmente pouco incomodava os músicos do Triumvirat.

Durante o início, a banda executava músicas de sucesso em lugares famosos de sua cidade natal, Colônia. The Nice e Emerson, Lake & Palmer foram bandas que influenciaram a direção musical do Triumvirat, tanto que a banda incorporou algumas músicas dessas bandas em seu repertório. No alto de sua fama durante a era do rock progressivo na década de 70, o Triumvirat era constantemente chamado de Emerson, Lake & Palmer alemão, ou clone ELP, devido a virtuosidade clássica de Fritz nos teclados e sintetizadores.

No início da década de 1970, a banda enviou uma fita demo para a EMI Records em Colônia e ganhou seu primeiro contrato de gravação. Foram produzidos outros álbuns durante a mesma década, incluindo Mediterranean Tales: Across The Waters e Illusions on a Double Dimple. Em 1975, a banda atingiu o ápice de seu sucesso comercial com o lançamento de Spartacus, que é considerado por muitos um álbum clássico do rock progressivo.

A banda sofreu várias mudanças pessoais (incluindo a perda do vocalista Helmut Köllen, que morreu de asfixia por monóxido de carbono enquanto ouvia algumas de suas músicas de estúdio no carro enquanto o motor estava ligado, em sua garagem). A banda terminou em 1980 com o lançamento de seu álbum final, Russian Roulette.

DISCOGRAFIA

1972 – Mediterranean Tales

1974 – Illusions and a double dimple

.

1975 – Spartacus.part1

1975 – Spartacus.part2

1976 – Old Love Dies Hard

.

1977 – Pompeii

1978 – A La Carte

.

1980 – Russian roulette

.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: